O termo Business refere-se ao processo de coleta, organização, análise,
compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão
de negócios.
O termo e-business já tem registro desde 1995 sob o nome de uma revista
on-line, mas foi em 1997, em uma campanha criada pela Ogilvy & Mather, que
a IBM popularizou o e-business. Ela associou o termo a novas oportunidade em
negócios altamente conectados, ligando o termo diretamente a internet.
E–business, ou negócio eletrônico é uma definição mais ampla de comércio
eletrônico que inclui a compra e venda de produtos pela internet, atendimento a
clientes, colaboração com parceiros de negócio e a coordenação de transações
comerciais organizacionais internas. Contudo, quanto à interação, e–business
pode ser classificado em:
B2C (business to consumer): transações caracterizadas pela compra de
produtos a partir de lojas virtuais. Compras de livros e CDs são exemplos
tradicionais.
B2B (business to business): é caracterizado por transações efetuadas
diretamente entre empresas. Um exemplo seria o disparo de um pedido de compra
diretamente no fornecedor, feito pela empresa cliente.
B2B2C (business to business to consumer): consiste em ter um atacadista
que vente para o distribuidor, que por sinal vende para o consumidor final,
naturalmente no meio digital.
C2B (consumer to business): Indivíduos usam a internet para vender seus
próprios serviços. Um exemplo seria uma pessoa física em busca de uma nova
oportunidade de trabalho, enviando seu currículo para diversas organizações.
https://sites.google.com/site/siufam/definicoes-1/e-business
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