CRM - (Customer Relationship
Management)
Gerenciar o Relacionamento com o
Cliente (CRM) é essencialmente uma estratégia de negócio voltada ao
entendimento e antecipação das suas necessidades.
Do ponto de vista tecnológico, o CRM é
utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar
cruzamentos desses dados. Os dados compilados e analisados tornam-se
informações a serem usadas para o planejamento de ações e interações, pelos
vários pontos de contato com o cliente.
Ok, você entendeu o conceito. Mas o que
é CRM na verdade?
Na verdade, CRM em sua essência, é uma
estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as ações da empresa ficam
voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos.
Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.
Não confunda a estratégia com os
sistemas de CRM (as soluções tecnológicas), que permitem a aplicação mais
eficaz da estratégia de CRM. Para obter as informações, os sistemas são
divididos em dois tipos (blocos): o de aquisição do conhecimento e o de
interação.
Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/crm-gestao-de-relacionamento-com-o-cliente/22230/
http://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-crm/
Postado em 23/05/2015
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